Por que controlar a temperatura e umidade em ambientes industriais?
O controle de temperatura e umidade é um processo vital para várias indústrias, relacionado principalmente com a qualidade e integridade dos produtos. Confira esse conteúdo para saber mais sobre como esse processo funciona e outros pontos de atenção. Acompanhe e boa leitura!
4 motivos para realizar o controle de temperatura e umidade

1- Atestar a qualidade dos produtos manuseados
A indústria alimentícia e farmacêutica são um ótimo exemplo sobre a importância de processos bem estabelecidos e o monitoramento das etapas.
Não apenas nesses casos, mas a temperatura e umidade inadequadas podem comprometer a fabricação e o armazenamento de produtos, fazendo com que o público final tenha acesso a itens contaminados ou até estragados.
Outro fator é que a umidade excessiva pode causar mofo, corrosão ou mudanças indesejadas na composição de matérias-primas.
Por isso, condições ideais de temperatura e umidade asseguram que o produto final atenda aos padrões exigidos e necessários para a integridade dos itens.
2- Manter a eficiência das máquinas e equipamentos
Além de componentes e produtos, os equipamentos industriais podem ser afetados pelas mudanças de temperatura e umidade presente no local.
Caso o espaço esteja muito quente, o equipamento pode ficar superaquecido, o que resultará em falhas e paradas inesperadas.
No entanto, caso a umidade seja grande, é possível que os aparelhos tenham corrosão, reduzindo consideravelmente a vida útil de máquinas e aumentando custos de manutenção.
Com a temperatura dentro do normal, tudo isso é evitado e os processos podem ocorrer sem nenhuma surpresa.
3- Evitar problemas e imprevistos que afetam a produtividade
Algumas questões também podem acabar acontecendo por conta dos fatores de temperatura, principalmente em processos específicos. A umidade elevada tem altas chances de causar condensação, afetando pinturas, soldagens ou secagens e uma temperatura inadequada dificulta a precisão de processos industriais mais sensíveis.
Graças ao monitoramento e controle da temperatura e umidade, a produtividade não sofre nenhuma perda.
4- Ter certeza do cumprimento das normas e regulamentações
Todas as indústrias têm as suas obrigações relacionadas a normas, regulamentações e padrões de qualidade. Dentro do que é estipulado, em alguns setores o controle climático é obrigatório para atender todas essas regulamentações de segurança, isso traz mais garantia e ajuda a estabelecer uma relação de confiança com a empresa.
Como fazer esse processo de forma efetiva?
Para ter o controle da temperatura e a umidade em ambientes industriais é necessário ter uma combinação de tecnologias, sistemas de monitoramento e estratégias específicas para as necessidades de cada setor.
Algumas ações que podem ajudar são:
- • mantenha todos os equipamentos com a manutenção em dia, evitando falhas ou erros inesperados;
- • identifique as maiores necessidades do local, considerando quais os materiais, processos e máquinas que são manuseados;
- • opte por equipamentos de qualidade, seja de medição, seja para resfriar ou aquecer o ambiente.
Encontre aparelhos completos para controle de temperatura e umidade na Elitech!
Podemos dizer que investir no controle da temperatura e da umidade de uma área industrial é altamente estratégico. Então, busque equipamentos de qualidade para essa finalidade como os da Elitech.
Com anos de experiência no desenvolvimento de equipamento para medição de temperatura e umidade, conheça todas as opções para garantir o sucesso das operações. Confira o catálogo de controladores de temperatura e escolha a Elitech!

Fundada em 1996, a Elitech é referência global em tecnologia para refrigeração, com suporte especializado e produtos certificados no Brasil e no mundo.