O que é um Datalogger e para que serve esse equipamento?
Para garantir que uma carga de alimentos perecíveis ou medicamentos sensíveis chegue ao destino nas condições perfeitas, é necessário o monitoramento e controle constante da umidade e temperatura ao longo de semanas.
Para isso, existem os dataloggers, uma tecnologia capaz de coletar e registrar esses dados de maneira precisa e automática. A Elitech preparou um artigo para te apresentar esse equipamento. Boa leitura!
O que é um datalogger?
Um datalogger é um medidor de temperatura e/ou umidade. Por um sensor, o dispositivo consegue registrar e armazenar os dados coletados em uma memória interna. Essas medições são realizadas de maneira automática e possui um intervalo de tempo configurável.
Ele é usado para monitorar e coletar informações essenciais como temperatura, umidade, nível de luz, impacto e localizações, de forma contínua, sem a necessidade de intervenção manual. Esses são dados fundamentais para controlar e garantir a qualidade em diversos processos industriais, logísticos e laboratoriais.
Para que serve um datalogger e quais suas principais aplicações?
Esse equipamento é usado em várias aplicações, permitindo registrar e medir a temperatura e umidade em ambientes internos e externos. Seu funcionamento é por meio de um sensor embutido que capta as informações de temperatura e umidade determinadas pelo usuário.
São amplamente utilizados em diversas áreas.
- • Transporte e armazenamento de alimentos e medicamentos: garante que produtos sensíveis à temperatura, como alimentos refrigerados ou vacinas, estão sendo mantidos nos limites adequados.
- • Laboratórios e pesquisa científica: auxiliam na coleta de dados precisos durante experimentos ou monitoramento de condições ambientais.
- • Construção civil: fazem o registro de condições ambientais, como temperatura e umidade, em obras.
- • Indústria: monitoram o desempenho de máquinas e processos, prevenindo falhas.
- • Agropecuária: faz o monitoramento de temperatura e umidade em plantações e silos para otimizar o cultivo e armazenamento.
- • Estufas: faz o monitoramento da temperatura e umidade informando a situação do ambiente para o cultivo ideal.
- • Museus: contribui para a preservação de obras de arte, monitorando temperatura e umidade para evitar danos.
As vantagens de usar um datalogger
Ao investir em um datalogger, é possível ter uma série de vantagens, como:
- • precisão: fornece medições precisas e seguras, atuando conforme parâmetros definidos para cada ambiente;
- • automatização: registra dados automaticamente, eliminando a necessidade de intervenção manual como nos termohigrômetros comuns;
- • armazenamento de dados: consegue armazenar muitos dados por um longo período, facilitando a análise e monitoramento completo;
- • monitoramento remoto: em alguns modelos permite o controle e acesso aos dados à distância e em tempo real, facilitando a supervisão.
Tipos de dataloggers disponíveis na Elitech Brasil
Na Elitech Brasil estão disponíveis dataloggers com funcionalidades distintas para atender as necessidades de monitoramento e registro de temperatura e umidade.
Os dataloggers de temperatura são responsáveis por monitorar e registrar a temperatura em ambientes controlados, como câmaras frigoríficas, transporte de perecíveis, ou em processos industriais. São úteis para assegurar que os padrões de conservação sejam respeitados.
Já os dataloggers de temperatura e umidade medem e registram níveis de temperatura e umidade em locais onde a variação desse fator pode impactar a qualidade de produtos ou equipamentos, comuns em armazéns, estufas e museus.
Vale ressaltar que são produtos que possuem configurações avançadas, como Wi-Fi e Bluetooth, facilitando o envio de dados para sistemas em tempo real.
Agora que já sabe tudo sobre datalogger, continue no blog da Elitech Brasil para mais informações relacionadas a monitoramento de temperatura e umidade!

Fundada em 1996, a Elitech é referência global em tecnologia para refrigeração, com suporte especializado e produtos certificados no Brasil e no mundo.