A importância do monitoramento da qualidade do ar (temperatura, umidade, partículas, TVOC, HCHO, CO²)
Com o aumento das preocupações em relação à saúde e ao meio ambiente, o monitoramento da qualidade do ar se tornou uma tarefa indispensável. Desde a pandemia de Covid-19, a qualidade do ar que respiramos passou a ser um tema mais lembrado ao ficar claro o impacto que esse fator tem na saúde humana.
E em ambientes industriais, laboratórios ou armazéns, esse controle é ainda mais essencial. Confira este artigo preparado pela Elitech e entenda a importância de monitorar a qualidade do ar para preservar a saúde.
Efeitos da poluição do ar na saúde
O ar que respiramos pode conter partículas prejudiciais, que variam desde poluentes visíveis, como fumaça e poeira, até contaminantes microscópicos, como gases tóxicos, vírus e bactérias.
As partículas sólidas, como poeira, fuligem e cinzas, são facilmente visíveis, especialmente em regiões afetadas por queimadas. Em casos mais críticos, é possível inclusive ver uma “neblina” formada pela fumaça.
No entanto, essas não são as únicas ameaças. Partículas ultrafinas, como microrganismos, compostos orgânicos voláteis (COVs) e metais pesados, também podem estar presentes no ar, representando sérios riscos à saúde humana.
Gases tóxicos, como monóxido de carbono, dióxido de nitrogênio e ozônio, são ainda mais perigosos, pois muitas vezes não possuem cor ou cheiro. Essas substâncias podem causar danos à saúde a longo prazo, afetando o sistema respiratório, cardiovascular e até mesmo o sistema nervoso.
Como fazer um monitoramento completo da qualidade do ar?
Com o controle da qualidade do ar, é possível identificar quais são os poluentes presentes no ambiente e, assim, tomar medidas para controlar a situação e prevenir novas contaminações.
Isso é especialmente importante em indústria, ainda mais em setores como o laboratorial e alimentício, onde a contaminação pode comprometer não só a saúde dos trabalhadores, mas também a qualidade dos produtos.
Em um contexto de mudanças climáticas, queimadas e ar muito seco, o monitoramento da qualidade do ar é uma ferramenta indispensável para diminuir os efeitos da poluição na saúde humana.
No setor laboratorial, por exemplo, um ambiente contaminado pode comprometer a precisão de análises, colocando também em risco a saúde dos trabalhadores, que ficam expostos a essas substâncias em um ambiente fechado. Já em indústrias de alimentos, a presença de poluentes no ar pode comprometer a segurança dos alimentos, trazendo prejuízos financeiros e até mesmo problemas para a saúde dos consumidores.
Além de prevenir contaminações, o monitoramento constante da qualidade do ar ajuda a cumprir normas e regulamentações ambientais, evitando multas e outros problemas legais. Isso mostra que a prevenção é sempre mais eficaz e econômica do que lidar com as consequências da contaminação.
Equipamentos que ajudam a melhorar a qualidade do ar
Ter ferramentas de qualidade é indispensável para fazer o monitoramento da qualidade do ar. Na Elitech, encontre detectores de qualidade do ar, ideais para diferentes setores e aplicações.
O Detector de Qualidade do Ar LKC-1000S+ 2ª Geração é um aparelho compacto e portátil, com tela LCD colorida que facilita a visualização das informações coletadas visualmente. Os dados também podem ser exportados para Excel, facilitando a análise mais completa, inclusive para fins de fiscalização.
Outro destaque é o Monitor de Qualidade do Ar P20, muito utilizado em ambientes residenciais e outras aplicações menos complexas. Este modelo faz a leitura dos níveis de PM 2,5 e também de temperatura e umidade, além de ter carregamento via USB e bateria de lítio recarregável, com duração de 4 a 6 horas.
Gostou desse conteúdo? Continue no blog da Elitech e aprenda mais sobre qualidade do ar!

Fundada em 1996, a Elitech é referência global em tecnologia para refrigeração, com suporte especializado e produtos certificados no Brasil e no mundo.